quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Manteiga de Amendoim


Quando viram o titulo deste post tenho a certeza que muitos torceram o nariz e comentaram "Não pode ser, manteiga de amendoim não é nada saudável!"A minha resposta é: depende!

A verdade é que se nos ficarmos apenas para a  quantidade de calorias presentes na manteiga de amendoim vamos ficar alarmados, afinal de contas é uma oleaginosa, cheia de gorduras! 

Mas quando começamos a olhar com mais atenção e nos esquecemos do pormenor que é o valor calórico de um alimento, verificamos que esta manteiga é rica em gorduras, sim, mas das boas,  as monoinsaturadas e poliinsaturadas. São estas gordurinhas que permitem baixar o colesterol LDL (o mau) e prevenir o risco de doenças cardiovasculares.Mas nem tudo são rosas, é verdade. Realmente a quantidade calórica da manteiga de amendoim é bastante elevada, por isso, dependendo da situação de cada um, não recomendo mais que 2 colheres de sopa por dia e nunca com pão branco!

No entanto, se fizer a sua manteiga de amendoim em casa, pode tirar todo o benefício desta  pasta, além de que irá poupar alguns euros.Foi a assim na passada 4ª feira... Eu e a minha amiga Sofia resolvemos fazer a manteiga de amendoim!!

Durante o jogo da Selecção lá estivemos a descascar os amendoins..... (ela descascou mais.... :P ) e preparámos assim a bela manteiga caseirinha =)Colocamos cerca de 400 gr de amendoins na liquidificadora/1,2,3 com 2 colheres de sopa de azeite...deveria ter sido óleo de girassol, mas à falta deste....

Moeu-se tudo até ficar uma pasta... Et voilá :D